Seja bem vindo ao Blog “Catequese Litúrgica”.
Neste primeiro post quero fazer uma breve apresentação de meu histórico de vida, com o objetivo de que você me conheça um pouco melhor. Com isso você poderá ter uma visão de meu background e discernir se eu posso tratar do assunto Liturgia com um mínimo de fundamentação teórica e prática.
DADOS PESSOAIS E FAMILIARES
Primeiramente, deixe-me apresentar. Meu nome é José Inácio Fernandes Granado. Nasci em 29/10/1958, na cidade do Carmo/RJ. Sou o segundo de cinco irmãos (Jorge, Inácio, Antônio, Carlos e Fátima).
Meu pai, Jorge S. Granado, era bancário e minha mãe, Teresinha F Granado, trabalhava em casa, cuidando dos afazeres de uma família de sete pessoas. É o que popularmente se conhece como “Prendas do Lar”.
Pelo fato de meu pai trabalhar em banco tivemos que morar em várias cidades: Carmo/RJ. (até meus nove anos e meio), Itatiba (sete anos), Taubaté (sete meses) e Tatuí (um ano), todas no Estado de São Paulo.
INGRESSO NA VIDA RELIGIOSA
Em 1977 ingressei no Seminário São Francisco de Assis, da Província dos Capuchinhos do Estado de São Paulo. O Seminário ficava situado no Distrito de Nova Veneza, Município de Sumaré/SP. De 1977 a 1991 fiz parte da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap.).
No ano de 1977 cursei o primeiro ano do CIFT – Curso Integrado de Filosofia e Teologia, em Nova Veneza. Em 1978 fiz um ano de Noviciado em Piracicaba/SP. E de 1979 a 1983 cursei mais cinco anos de Filosofia e Teologia.
No dia três de dezembro de 1983 fui Ordenado Sacerdote, tendo sido enviado para exercer meu ministério na cidade de Birigui/SP, na Paróquia Imaculada Conceição.
RETORNO Á VIDA CIVIL/SECULAR
Ao final de 1991 tomei uma difícil decisão: deixar a Vida Religiosa e pedir o afastamento de meu Ministério Sacerdotal. Embora fosse muito conhecido como sacerdote na cidade, continuei morando em Birigui por mais dois anos, trabalhando na área de RH em uma Gráfica. Todavia, após o falecimento de meu pai, em janeiro de 1994, decidi voltar a morar com minha mãe em Itatiba.
De 1994 a metade de 1999 cursei Psicologia na USF – Universidade São Francisco, campus de Itatiba. Logo após, na mesma Universidade, fiz o Mestrado na área de Avaliação em Psicologia, concluído em 2004.
Casamento
Em julho de 2002 me casei com Maria Cláudia, mineira de Poços de Caldas/MG.
Continuei morando em Itatiba até setembro de 2017. Nesse período trabalhei na área de Recursos Humanos na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Depois do RH, ainda na USF, trabalhei como Agente Comunitário e como Professor de EHC (Estudo do Homem Contemporâneo). Deixei de trabalhar na USF em dezembro de 2008.
A partir do ano 2000 até 2006, trabalhei paralelamente como “Free lance” dando treinamentos sobre Filosofia Empresarial numa Indústria Metalúrgica. Em 2006 fui contratado por essa mesma empresa para trabalhar em tempo integral na área de Recursos Humanos.
Posteriormente, em abril de 2016 eu me aposentei e, no ano seguinte, em setembro do ano 2017, deixei a empresa. A partir de então me mudei para Campinas e, em 2020, passei a morar em Poços de Caldas/MG., onde moro até hoje, pois aqui é onde pretendo ficar enquanto Deus me der vida.
CONCLUSÃO
Em suma, quis fazer esse breve histórico de vida para que vocês me conheçam um pouco melhor e vejam que não estou me aventurando a falar sobre Catequese Litúrgica “do nada”.
Outrossim, quero também afirmar que meu intuito com esse blog é dividir com vocês meu conhecimento na área de Liturgia. Ocasionalmente, sei que é bem provável que vocês irão notar algumas divergências entre o que vocês veem em suas comunidades paroquiais e o que eu vou expor aqui no Blog. Contudo, não quero com isso fazer críticas e sim colaborar para que vocês participem das celebrações com mais conhecimento, sabendo o que a Igreja ensina. Não tenho nenhuma pretensão de julgar ninguém, especialmente os Sacerdotes de cada Comunidade. Afinal, como dizia São Francisco, “se eu me encontrar com um Anjo e com um Sacerdote, eu me curvo antes perante do Sacerdote, por mais humilde que seja, pois só ele é capaz de me dar o Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Posteriormente, no próximo post, eu vou falar um pouco sobre os 07 Sacramentos da Igreja Católica. Porque para mim é importante compreender cada um dos Sacramentos para entender a importância de participar deles da maneira mais correta e piedosa.
Então, convido você a me seguir nessa empreitada. Afinal, aprender é sobre a nossa fé é sempre uma ótima iniciativa!
Que o Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria sejam nossa força e proteção.
Amém.