Os Sete Sacramentos – Três Tipos

Bem vindo ao Blog “Catequese Litúrgica”.

Vamos continuar nossa série de posts falando sobre os sete Sacramentos da Igreja Católica. Hoje vamos falar sobre os três tipos de Sacramento que existem, bem como entender melhor uma questão/dúvida muito comum para a maioria dos católicos: Porque SETE Sacramentos.

OS TRÊS TIPOS DE SACRAMENTOS

Como já citado anteriormente (em outro post), existem três tipos de Sacramento:

  • Sacramentos da INICIAÇÃO CRISTÃ;
  • Sacramentos de CURA;
  • Sacramentos de SERVIÇO.

Portanto, vamos entender um pouco mais sobre essa “divisão”.

OS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

Os Sacramentos da INICIAÇÃO CRISTÃ são: o Batismo, a Confirmação (ou Crisma) e a Eucaristia (no primeiro post sobre os Sacramentos eu coloquei um quadro comparativo entre os Sacramentos e a vida natural/civil).

Conforme a própria designação sugere, são os três primeiros sacramentos que a pessoa recebe e representam os primeiros passos do católico no seguimento de Jesus Cristo na Igreja Católica. Daí serem denominados da INICIAÇÃO.

Entretanto, aqui vale uma observação importante: o primeiro Sacramento ministrado ao fiel é o Batismo. Assim, só quem já é batizado pode receber os demais Sacramentos. Portanto, não existe a possibilidade, por exemplo, de pedir a Unção dos Enfermos para alguém que não foi batizado. Fica claro isso?

OS SACRAMENTOS DE CURA

Os chamados Sacramentos de CURA são: a Penitência e a Unção dos Enfermos. Eles foram instituídos, sobretudo, para oferecerem aos fieis a possibilidade de se reconciliar com Deus de maneira eficaz, voltando à condição de estar na Graça de Deus.

A Penitência deve ser utilizada pelo católico sempre que cometer um pecado grave (pecado mortal), para que possa, com o devido arrependimento, voltar à condição de poder se aproximar da Mesa da Eucaristia (nesse caso, para os que já fizeram sua primeira comunhão). A Igreja recomenda que, mesmo não tendo cometido um pecado mortal, o católico se confesse ao menos uma vez por ano, durante a Quaresma, como preparação para celebrar dignamente a Santa Páscoa.

Antigamente chamada de “Extrema Unção”, a mudança para Unção dos Enfermos se deu para ficar claro que esse Sacramento não é uma “preparação para a morte”, e sim uma bênção para que o fiel possa enfrentar com o conforto da graça de Deus um período de doença. Na realidade, é um Sacramento para a Saúde! Como exemplo: se a pessoa vai passar por uma cirurgia, é recomendável que peça ao Sacerdote a ministração da Unção dos Enfermos.

OS SACRAMENTOS DE SERVIÇO

Os Sacramentos de SERVIÇO são: a ORDEM e o MATRIMÔNIO. O termo Serviço é utilizado pelo fato de que quem recebe sacramentos deverão trabalhar pela construção do Reino de Deus, cada um segundo sua vocação específica.

O Sacramento da Ordem tem três níveis: o Diaconato, o Presbiterato e o Bispado. É por este Sacramento que a Igreja ordena os Diáconos, os Sacerdotes (Padres) e os Bispos.

POR QUÊ SETE SACRAMENTOS?

Inegavelmente já nos primeiros séculos havia uma certa confusão entre o que entendemos hoje como Sacramentos, instituídos por Jesus Cristo e o que hoje chamamos de Sacramentais. Eventualmente, muitos chegam a afirmar que eram mais de 400 sacramentos!!!  Diante dessa “confusão”, o Concílio de Trento (1545 a 1563), no Decreto de 03 de março de 1546, diz: “Se alguém disser que os Sacramentos da Nova Lei não foram todos instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo ou que são mais ou menos de sete, a saber, Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema Unção, Ordem, Matrimônio, ou também que algum desses sete não é sacramento no sentido verdadeiro e próprio, seja anátema”. Para entender melhor isso, sugiro que você assista a um vídeo do Pe. Paulo Ricardo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7-9QdOF34cs.

Mas também podemos dizer, simploriamente falando, que são sete porque é a soma de 03 mais 04!!! Se você pensa que eu estou brincando, está enganado. Senão vejamos:

  • Três: Santíssima Trindade = o Pai e o Filho e o Espírito Santo;
  • A criação: quatro elementos = água, terra, fogo e ar;
  • A criação: quatro direções = norte, sul, leste e oeste.

Portanto, podemos dizer que a graça de Deus se faz presente em todo lugar e em todas as coisas e que nada escapa da presença e do amor de Deus!!!

CONCLUSÃO

Bem, pessoal, espero que vocês estejam gostando do conteúdo deste Blog – Catequese Litúrgica. Nos próximos posts vou continuar refletindo sobre os Sacramentos da Igreja Católica.

Que o Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria sejam nossa força e proteção. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima