O Sacramento do Batismo

Seja bem vindo ao Blog “Catequese Litúrgica”.

Hoje vamos começar uma série de posts com o objetivo de estudar cada Sacramento. Vamos, num primeiro momento, entender o que significa o Batismo, ver os Efeitos que ele produz na vida de quem o recebe, buscar referências bíblicas, verificar a Matéria, a Forma, o Sujeito e o Ministro do Batismo e, por fim, conhecer os Símbolos próprios deste Sacramento.

O QUE É O SACRAMENTO DO BATISMO

Primordialmente, quando criou o homem Deus concedeu-lhe uma vida sobrenatural, além da natural. Assim, a graça sobrenatural deveria ser a herança que todos os homens transmitiriam aos seus descendentes. Posteriormente, ao cometer o primeiro pecado, o homem desprezou a amizade com Deus, perdendo assim a Graça Santificante e a união com seu Criador.

Posteriormente, o próprio Deus, em Jesus Cristo, ofereceu a reparação infinita pela ingratidão do homem. Certamente Jesus iluminou o abismo que havia entre a divindade e a humanidade. Inegavelmente o homem, por si só, não teria força para ligar a humanidade a Deus, somente um ser Divino poderia: Jesus Cristo, o nosso Salvador.

Para restaurar na alma a graça perdida, Jesus instituiu o Sacramento do Batismo. Assim, pelo Batismo a alma passa a participar da própria vida de Deus e a essa participação chamamos Graça Santificante.

Batizar quer dizer lavar, mergulhar. É o ponto de partida da vida do cristão e o primeiro sacramento que recebemos. É o sinal que nos indica qual é o nosso compromisso.

Certamente o batismo tem significado para o cristão na medida em que aquele que foi batizado assume os compromissos que dele derivam. Ao receber o batismo o cristão recebe vida nova. Essa nova vida é o compromisso que ele deve vivenciar na família e na comunidade. Sem uma vivência o batismo de nada valerá.

Portanto, com o Batismo exige-se uma nova maneira de viver e colocar em prática o compromisso cristão. Precisamos fazer parte de uma comunidade, pois só assim o batismo pode produzir seus efeitos. Todos os Sacramentos produzem em nós seus efeitos. O Batismo pede de nós atitudes concretas e coerentes.

EFEITOS DO BATISMO

Podemos listar alguns efeitos do Batismo:

  • Paga a dívida que o homem tem com Deus ao nascer, dívida essa contraída pelos nossos primeiros pais, pela desobediência a Deus.
  • O Batismo nos torna filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristos e templos do Espírito Santo. Nós nos tornamos habitação da Santíssima Trindade. “Viremos a ele e nele faremos nossa morada”.
  • Infunde em nós as três virtudes teologais: Fé, esperança e caridade. Essas virtudes são infundidas em nós em forma de semente. Compete a nós, através da frequência aos Sacramentos, orações, leitura da Bíblia e boas obras, fazer com que essa semente germine, cresça e dê bons frutos.
  • Nos faz herdeiros de Deus. Se somos filhos de Deus também somos herdeiros. E a nossa herança é o céu.
  • É o princípio. É a porta de entrada para os outros Sacramentos. Sem o batismo não podemos receber nenhum outro Sacramento.
  • Nos faz cristãos. Quer dizer, somos de Cristo. Aqui está nossa vocação cristã, tornamo-nos seguidores de Cristo. Parecidos com Cristo, pelas nossas obras, pela nossa conduta.
  • Introduz à Igreja. O Batismo nos incorpora à Igreja, nos faz ser Igreja. Faz de nós membros vivos e comprometidos com a Igreja. A Igreja somo nós.
  • Imprime caráter de Cristão. O Batismo é um dos tres Sacramentos que “imprimem caráter” (além do Crisma e da Ordem). Isso significa dizer que uma vez tendo recebido um desses sacramentos “não dá pra voltar atrás”, isto é, mesmo que você decida deixar a Igreja e ir para outra religião, você nunca deixará de ter a marca de cristão recebida no Batismo.
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA

“…foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: ‘Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!’ Mas Jesus lhe respondeu: ‘Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa’. Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: ‘Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.” (Mt 3,13-17)

“Ide, pois, e ensinai a todas as nações batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28,19-20)

“Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: ‘Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele’. Jesus replicou-lhe: ‘Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus’. Nicodemos perguntou-lhe: ‘Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?’ Respondeu Jesus: ‘Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito’…” (Jo 3,1-8)

“Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gl 3,26-27)

MATÉRIA, FORMA, SUJEITO E O MINISTRO DO BATISMO
  • Matéria: água verdadeira e abençoada.
  • Forma: As palavras, “Eu te batizo em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
  • Sujeito: a pessoa (criança ou adulto).
  • Ministro: o ordinário é o bispo, o sacerdote e o diácono.

Obs.: em casos de urgência (risco de morte iminente), qualquer católico batizado pode realizar o batismo devendo, em caso de a criança sobreviver, levá-la a uma Igreja para que um Sacerdote faça todo o rito do Batismo.

SÍMBOLOS DO BATISMO

Sinal da Cruz: é traçado no peito e na testa da pessoa, para significar que pelo batismo, ela participa da morte e ressurreição libertadora de Cristo. Ela vai viver a Boa Nova de Jesus preparando-se para enfrentar a perseguição e o sofrimento que poderão vir.

Cruzar, Amarelo, Cristão, Igreja

Água: significa purificação e fonte de vida. Ninguém pode viver sem água.

 

Vela acesa: significa a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos. É sinal da presença do Espírito na vida da pessoa.

Óleo: se uma gota de óleo cair na roupa logo se espalha no tecido. O Espírito de Cristo deve penetrar na vida do cristão para fortalecê-lo na luta contra as forças do mal. Da mesma forma como o óleo penetra na pele da criança, assim Cristo penetra na vida da pessoa.

Veste Branca: símbolo de que o cristão foi revestido de Cristo. Veste de graça.

CONCLUSÃO

Conforme minha proposta inicial, hoje conversamos um pouco sobre o Sacramento do Batismo. Meu objetivo é, sobretudo, auxiliá-los no entendimento desse importante e fundamental sacramento, sem o qual não se pode receber nenhum dos outros seis. Convido vocês a aprofundarem esse estudo, pois é importante darmos as razões de nossa fé. Como nos disse São Pedro em sua Primeira Carta (3,15): “…como seguidores de Jesus Cristo, devemos nos esforçar para sempre estarmos prontos para compartilhar e defender nossas crenças com mansidão e reverência”.

Que o Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria sejam nossa força e proteção.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile