O Sacramento da Eucaristia

Seja bem vindo ao Blog “Catequese Litúrgica”.

Continuando a série de posts para estudar os Sacramentos, vamos, hoje, falar sobre o “Sacramento dos Sacramentos”: o Sacramento da Sagrada Eucaristia.

A EUCARISTIA

O sacramento da Sagrada Eucaristia foi instituído como alimento espiritual. E por ser um alimento espiritual, é de se supor que ela cause ao espírito os mesmos efeitos de um alimento material em relação ao corpo. Ou seja, nutre, faz crescer, restaura as forças, deleita-nos.

O Batismo e os outros sacramentos produzem na alma verdadeiras maravilhas, por serem instrumentos de que Deus se serve para nos dar a sua graça. Mas na Sagrada Eucaristia não temos apenas um instrumento que nos comunica as graças divinas: nos é dado o próprio Autor da Graça, Jesus Cristo, real e verdadeiramente presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida em mim e Eu nele” (João 6,53-58).

A Sagrada Eucaristia é um sacramento cujo fim especial é aumentar a Graça Santificante, repetida e frequentemente por meio da união pessoal com o próprio Autor da Graça. A comunhão do corpo e do sangue de Cristo faz com que nos transformemos naquilo que recebemos. Sempre que duas coisas se unem, de modo que uma delas se deve transformar num todo, então aquilo que é mais forte transforma em si o mais fraco. São João Crisóstomo comenta: “Nós somos aquele mesmo corpo.” A Lumen Gentium diz que a comunhão do corpo e do sangue de Cristo faz com que nos transformemos naquilo que recebemos.

EFEITOS DA EUCARISTIA

São Tomás de Aquino diz: “Este sacramento é dado sob a forma de comida e de bebida. Por isso, todo efeito que é produzido pela comida e pela bebida material quanto a vida corporal, tudo isso é operado por este Sacramento com relação à vida espiritual.” E mais: “Assim como o alimento corporal é necessário para a vida, de modo que sem ele não se pode viver, da mesma forma o alimento espiritual é necessário para a vida espiritual, de tal modo que sem este a vida espiritual não pode ser mantida.”

Efeitos: Ao nos unirmos a Cristo, unimo-nos também a todos os que estão em Cristo, aos outros membros do seu Corpo Místico. A união com Cristo é o laço de caridade que nos faz uma só coisa com o próximo. Devemos medir a eficácia das nossas comunhões pela melhora do nosso modo de ser e agir. O primeiro é o mais importante dos efeitos do alimento material é tornar-se uma só coisa com quem o come; transforma-se na substância da pessoa que o ingere e torna-se parte dela.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA 1

“Perguntaram eles: ‘Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual é a tua obra? Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão vindo do céu’ (Sl 77,24). Jesus respondeu-lhes: ‘Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu, porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo’. Disseram-lhe: ‘Senhor, dá-nos sempre deste pão!’  Jesus replicou: ‘Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede’.

Então Jesus lhes disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.  Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente’” (Jo 6,30-35;41;48-58)

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA 2

“Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim’. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim’. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha” (1Cor 11,23-26).

MATÉRIA, FORMA, SUJEITO E O MINISTRO DA EUCARISTIA
  • Matéria: pão de trigo ázimo e o vinho de uva puro.

Eucaristia, Comunhão, Massa, Católico

  • Forma: As palavras com as quais Cristo na Última Ceia entregou seu corpo e seu sangue aos apóstolos, tal como se conservaram no Cânon da Missa.
  • Sujeito: Toda pessoa batizada e em estado de graça.

  • Ministro: o sacerdote (lembrar que os Bispos também são Sacerdotes).

CONCLUSÃO

Igualmente ao que fizemos nos posts anteriores, hoje estudamos sobre o Sacramento da Eucaristia. Como dito nos posts anteriores, convido vocês a aprofundarem esse estudo. Certamente é importante darmos as razões de nossa fé, como nos disse São Pedro em sua Primeira Carta (3,15): “…como seguidores de Jesus Cristo, devemos nos esforçar para sempre estarmos prontos para compartilhar e defender nossas crenças com mansidão e reverência”.

Que o Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria sejam nossa força e proteção.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile